sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Brasil tem o governo que merece?




O Instituto Suíço IMD, mundialmente respeitado, publicou o resultado de 2011 da Competitividade das Nações.
Um dos relatórios mostra a diferença entre a eficiência governamental e a eficiência empresarialEntre os 59 países avaliados adivinhem qual o que mostrou a maior diferença?
BRASIL !!!
A eficiência do nosso governo ficou entre as piores. Pegamos a 55a classificação. Se servir de consolo, a Argentina pegou o 57o  lugar!!! A Venezuela, de Chaves, o 59o lugar !!! O 1o lugar ficou com Hong-Kong, o 2o  com Taiwan e o 3com a Suíça.
Já na eficiência empresarial pegamos a 29a classificação. A Argentina o 51o lugar! A Venezuela o 58o lugar. Os Estados Unidos a 10a posição e a Espanha a 38a colocação...

Fomos o campeão na diferença entre a Competência de Gestão do ambiente da coisa pública e a Competência de Gestão do ambiente da iniciativa privada.
PEGAMOS O PRIMEIRO LUGAR!

O problema é que, cada vez mais, a eficiência governamental será um fator determinante para a competitividade do País e não só a eficiência empresarial.
Não conseguiremos sustentar o crescimento e a geração de bons empregos se não aprendermos a governar a coisa pública.
Não tenhamos ilusão.
A conta virá e com juros, apesar do ENORME POTENCIAL que o Brasil tem para se tornar um País desenvolvido...

Nós, Brasileiros, temos os Governantes que merecemos?
Sim.
Nós os escolhemos! Eles vieram do nosso meio. São pessoas como nós…
Acorda Brasil!
Está na hora de aprendermos a escolher nossos representantes e a cobrá-los com rigor!
Levante do berço esplêndido!
Estamos na Era da Efetividade.
O mundo precisa de governos eficientes. A crise atual na zona do euro é a prova disto...

PS.:
Se engana aquele que acredita que a medição da eficiência governamental feita pelo IMD é superficial e tem cunho político.  
A eficiência governamental avalia o quanto as políticas do governo são adequadas à criação e manutenção de um ambiente que sustente a possibilidade da geração de prosperidade para seu povo.
São avaliados 71 critérios em 4 grandes dimensões, a saber:
Finanças Públicas,  Política Fiscal, Estrutura Institucional, Estrutura da Legislação Empresarial e Societária.
O responsável pela eficiência governamental não é só o Presidente da República. São todos os políticos, incluindo vereadores, prefeitos, deputados, senadores, juristas, ministros, funcionários públicos e aqueles que os colocaram lá !!!
Como diz, meu amigo Fernando, “Milagre só acontece na bíblia e em certos programas religiosas da TV... a qualidade de vida de um povo é conseguida com muito trabalho duro e esforço coletivo...”

Nenhum comentário: